SES confirma mais um óbito por dengue em MS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) registrou mais um óbito por dengue em Mato Grosso do Sul, nos últimos sete dias. As informações foram divulgadas no boletim epidemiológico da secretaria e destacou 16.801 mil casos prováveis do vírus em todo Estado.
De acordo com o boletim, o grau de incidência da dengue chegou aos 598,0, levando em considerada a cada 100 habitantes. O último óbito registrado era um idoso, de 94 anos, sem comorbidades e estava internado desde 16 de abril, em Três Lagoas.
Cuidados
O combate ao mosquito Aedes aegypti é de muita importância, porque é uma prevenção não apenas contra dengue, mas também em relação a Zika e a Febre do Chikungunya.
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.