Vacinação contra Influenza está disponível em mais de 70 unidade de saúde da Capital
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) segue a vacinação contra Influenza e Covid disponíveis em mais de 70 unidades de saúde, sendo Ubs e Ubsf, na Capital. A imunização é aberta para todo o público e ocorre durante toda a semana, além de plantões aos fins de semana e feriados.
Segundo a Sesau, Campo Grande segue com 45 mil doses da vacina disponíveis e a imunização segue até enquanto durarem os estoques. No entanto, a recomendação é para que a população se vacine devido ao tempo frio e o aumento de casos de doenças respiratórias em todo o estado.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
Prevenção – Cuidados simples que ajudam na prevenção contra a Gripe:
Lavar as mãos com água e sabão e o uso de álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
Protejer o nariz e a boca. Cubrir ao espirrarr ou tossir e usar lenços descartáveis.
Evitar tocar a boca e o nariz.
Melhorar a circulação de ar abrindo as janelas.
Evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: comer e dormir bem, além de fazer exercícios físicos regulares.
Vacinação Covid-19
A Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
A bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.