Alexandre Pires abre Festival de Inverno de Bonito nesta quarta-feira
Foto: Divulgação/Fundação de Cultura
Cultura

Alexandre Pires abre Festival de Inverno de Bonito nesta quarta-feira

21/08/2024 • 14:07

O FIB (Festival de Inverno de Bonito), começa nesta quarta-feira (21), com programação desde cedo e a abertura fica com o show de Alexandre Pires. Assim como nos anos anteriores, a rede hoteleira espera lotação total durante o evento que, em 2024, a decoração do evento possui até onça feita com 15 mil tampinhas de garrafa pet.

Durante os cinco dias (de quarta-feira até domingo), música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa irão compor o festival que se espalha por Bonito. E, falando de estrutura, serão três palcos: palco futuro/Festival Bonitinho (localizado na Avenida Paulo VI, 50), palco Sol na Praça da Liberdade e palco Lua (que receberá os shows principais) na Rua Pilad Rebuá, em frente à Rádio Bonito FM, logo na entrada da cidade.

Produtor executivo e empresário, Igor Gramani Serra é o coordenador de toda a parte cenográfica de palco, ativações tecnológicas e arte sustentável do FIB. Sobre a decoração, ele explica que o intuito foi levar o que há de mais empolgante em tecnologia para eventos, “sempre homenageando e enaltecendo a fauna local”.

Entre os destaques, ele cita a onça, o tuiuiú e a piraputanga feitas com mais de 50 mil tampinhas de garrafa para compor os animais em diferentes formas. “A ideia é utilizar da arte, da cultura mostrando as possibilidades da reutilização de materiais, criando um ciclo de fidelidade ambiental que gere benefícios a todos”, descreve.

Sobre a expectativa e preparação para a programação, ele comenta que a rotina dos locais e os “encantos” da cidade do Interior são parte da magia. “Estamos em uma correria, mas a beleza e a tranquilidade das ruas tornam a produção um pouco mais saudável”.

Programação

Neste ano, o tema do festival é “Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra” e durante os quatro dias de programação haverá a união entre música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa. Clique aqui para conferir toda a programação detalhada.

Ao todo, são três palcos em diferentes pontos da cidade e, por isso, é importante se atentar para não parar no local errado. Além das apresentações artísticas, o FIB também conta com oficinas de arte, cultura, turismo ecológico e empreendedorismo.

Durante os quatro dias, as atividades ocorrem o tempo todo e, por isso, uma das formas de escolher o que aproveitar é pensar nos destaques. Os shows musicais nacionais e internacional serão sempre no Palco Lua.

Quarta-feira (21): Alexandre Pires, às 22h30min
Quinta-feira (22): Norberto Cruz, às 23h
Sexta-feira (23): Zé Ramalho, às 21h
Sábado (24): Sandra Sá e Olodum, às 23h
Domingo (25): Teodoro e Sampaio, às 21
E, para se ter noção da variedade disponível, confira a programação do primeiro dia:

Quarta-feira
8h às 11h

Oficina de Ganzá (Patrimônio Cultural) – Ministrantes: Sebastião de Souza Brandão e Bruno Ferreira dos Santos – EE Bonifácio Camargo Gomes – R. Trinta e Um de Março, 1.839, Centro.
Oficina Cerâmica Terena (Artesanato) – Ministrante: Rosenir Batista – EE Luiz da Costa Oficina: Cores da Natureza – Tingimento Natural em Tecidos (Moda) – Ministrante: Ana Flavia Lima – R. Pércio Schaman, 645 – Alvorada.
Oficina de Bordado Tradicional (Artesanato) – Ministrante: Ana Cristina Ferreira Santos- R. Pércio Schaman, 645- Alvorada.
Oficina de Bordado em Folhas do Cerrado (Artesanato) – Ministrante: Alan Vilar – R. Pércio Schaman, 645- Alvorada.
8h30min

Contação de História – “A Ursinha Pelúcia”- Lethicia Rodrigues Batista e Vinicius dos Santos Rocha (Literatura) – EM Manoel Inácio- R. Lúcio Borralho, 897- Vila Donaria.
9h às 22h

Galeria de Artes Visuais – Praça da Liberdade
10h

Abertura dos Stands (Artesanato) – Praça da Liberdade
10h às 22h

Stands de Artesanato, Espaço Mãos que Criam, Espaço Múltiplo e Espaço Criativo (Artesanato) – Praça da Liberdade
14h às 16h

Oficina de Biojoias da Natureza (Artesanato) – Ministrante: Maria de Jesus – Stand do Artesanato
14h às 20h

“Galeria Curandêra” (Artes Visuais) – Rua Filinto Muller, 634, Centro.
Exposições: “Raso e Profundo” de Alice Hellmann “Isso é Bonito!” Colab de Ana Kreutzer e Associação dos Artesãos de Bonito “JOIA” – Cerâmicas indígenas: Kadiwéu, Terena e Kinikinau “Esplendor” – Artistas residentes de Bonito.

15h

Contação de História – “A Ursinha Pelúcia”- Lethicia Rodrigues Batista e Vinicius dos Santos Rocha (Arte Educação)- EM Manoel Inácio- R. Lúcio Borralho, 897- Vila Donaria.
16h às 22h

Exposição Tour Virtual pelo Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e seus Espaços Culturais – Roberto Ungerer (Patrimônio)- Lounge da Literatura- Praça da Liberdade.
18h às 20h

Oficina de Amigubonito (Amigurumi) (Artesanato)- Ministrante: Lucicleide Gomes- Stand do Artesanato – Praça da Liberdade.
17h

Cortejo de Abertura do FIB 2024 – Av. Pilád Rebuá, Bojo Malê
17h30min

Mulheres de Quinta (Música) – Palco Sol, Praça da Liberdade
18h

Intervenção de Ballet Aéreo – Cia Base – Praça da Liberdade
18h15min

Balé Municipal de Bonito – Espetáculo “A Menina que Não Sabia Ler” (Dança) – Palco Sol
18h45min

Intervenção de Ballet Aéreo – Cia Base – Praça da Liberdade
19h

Cerimonial de Abertura do FIB 2024 Palco Sol
20h

Tenda dos Saberes Indígenas (Patrimônio Cultural) – Praça da Liberdade
Livreiros – UBE-IHGMS-TARJA PRETA (Economia Criativa) – Praça da Liberdade
Intervenção de Ballet Aéreo – Cia Base – Praça da Liberdade
20h15min

SIVUCA A POESIA DO SOM – Cia Municipal de João Pessoa (Dança) – Palco Sol – Praça da Liberdade
21h30min

Show Nossas Vozes, MS Mais Bonito – Palco Lua
22h30min

Show Alexandre Pires – Palco Lua

 

 

 

* Com informações do CGNEWS